




O Farus foi um esportivo brasileiro produzido em Belo Horizonte entre 1978 e 1990, período em que diversos fabricantes nacionais apostavam nos chamados veículos “fora de série”. Seu encerramento coincidiu com a liberação da importação de automóveis no Brasil, evento que praticamente inviabilizou economicamente esse tipo de produção artesanal, já que os modelos nacionais passaram a competir diretamente com esportivos estrangeiros.
Utilizando mecânica de diversos automóveis produzidos no país, o Farus se destacava pela carroceria em fibra de vidro e pela proposta esportiva acessível. O exemplar amarelo das fotos, por exemplo, utiliza motor 1300 do Fiat 147, uma configuração relativamente comum nesses projetos, justamente pela facilidade de manutenção e disponibilidade de peças. Ao longo de sua curta trajetória, também foram fabricadas outras versões, com diferentes motorizações e características, tornando cada unidade praticamente única.
Hoje, o Farus é considerado uma raridade do automobilismo brasileiro, aparecendo principalmente em encontros de carros antigos e coleções particulares, representando uma época criativa da indústria nacional, quando pequenos fabricantes buscavam criar esportivos próprios com soluções engenhosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário